Webinar apresenta soluções de startups selecionadas no Jornada ASG

Webinar apresenta soluções de startups selecionadas no Jornada ASG

Parceria da ABDI com a FGV incentivou a agenda ambiental, social e de governança em empresas brasileiras

Os resultados do Jornada ASG, projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram apresentados hoje (23/11) em um webinar que mostrou quatro das seis soluções inovadoras selecionadas durante o Edital. No desafio, as startups deveriam apresentar soluções nas áreas ambiental, social e de governança. As empresas tiveram o monitoramento e apoio da FGV e propuseram projetos-piloto que foram selecionados por uma banca de especialista.

O webinar teve a abertura do gerente de Fomento às Estratégias ASG da ABDI, Rogério Araújo, que destacou a importância da apresentação das soluções. “Esse webinar é importante não apenas no sentido de demonstrar os resultados desse projeto, mas também de demonstrar a importância de implementar essas ações associadas às práticas ambientais, sociais e de governança”.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, deixou um apelo aos participantes. “Eu acredito que nós temos um compromisso com o planeta onde vivemos, que envolve a transformação dos negócios e a construção de um mundo mais inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, com qualidade de vida e que nos traga prosperidade e felicidade”, pontuou. “Esse esforço a ABDI já está fazendo. Nessa Unidade disseminamos conhecimento que leve a mais cuidado com o meio ambiente, com as pessoas e a governança das nossas empresas”, completou.

Dentre os seis projetos selecionados durante o Jornada ASG, quatro foram escolhidos para apresentar não apenas os resultados alcançados com o projeto, mas também o percurso junto à ABDI e à FGV que os possibilitou a conquista.

Confira as ações apresentadas no webinar:

  • Monitore Incentiv

Escolhido no tema Boas Práticas de Governança, o projeto paulista Monitore Incentiv tem por objetivo implementar uma solução digital ASG para automatizar os processos de governança e investimento realizados em outros projetos ASG. Para isso, será utilizada uma ferramenta de monitoramento no modelo Saas, que possui funcionalidades para medir e comprovar, com eficiência, o investimento realizado em iniciativas de impacto social, de forma quantitativa e qualitativa. A ferramenta permitirá ainda que a empresa e outras pessoas acessem dados e relatórios de transparência onde poderá ser medido o ROI de cada projeto de incentivo, aprimorando, desta forma, a transparência e a governança, além de otimizar a gestão de projetos e o uso de incentivos fiscais.

Movimento Climático Repenso

Escolhido na categoria Responsabilidade Ambiental, este projeto tem por objetivo democratizar a sustentabilidade por meio de gestão e ações climáticas, permitindo que pequenas empresas insiram a sustentabilidade em sua cultura empresarial. A ideia é implementar uma plataforma adaptada a pequenos negócios na qual empreendedores poderão mensurar seus impactos no clima e avaliar estratégias de mitigação de suas emissões. Os empreendedores poderão ainda ter acesso a conteúdos exclusivos de capacitação e sensibilização, como vídeos, artigos e materiais sobre ações climáticas, práticas ASG e marketing verde.

  • Save Add

O projeto Save Add também foi selecionado na categoria Responsabilidade Ambiental. A ferramenta proposta tem o objetivo de reduzir em até 50% o resíduo nas lojas de ponto de origem de estoque, podendo também ser aplicada a indústrias, produtores rurais e complexos comerciais como shoppings e mercados municipais. Para isso, a proposta sugere a implementação da ferramenta de gestão e negociação de excedentes que, por meio de algoritmos, irão ajudar no gerenciamento do desperdício dessas empresas.

  • Rizzoma

Selecionado na categoria de Responsabilidade Social, este projeto tem o propósito de colaborar com o fomento de boas práticas de ASG para micro e pequenas empresas brasileiras. O objetivo é fazer uso de tecnologia inovadora para que usuários e fornecedores consigam obter capacitação técnica nas áreas de negociação e estejam habilitados a estruturar coletivamente um modelo de política de negociação justa, prática, respeitosa e com o uso de inovação sustentável. Para isso, a plataforma Rizzoma oferece tecnologia e metodologia para o estímulo à transparência nas negociações e processos.

Além dos projetos apresentados no webinar, outras duas startups também foram selecionadas. São elas:

  • Beth Center

O projeto baiano foi escolhido dentro do tema Responsabilidade Social e propôs a criação de certificação para empresas por meio de selos que reconheçam a responsabilidade destas com as questões de equidade de gênero. Para isso, usaram como base o manual da ONU “O poder de Compras: Como Adquirir de Negócios Liderados por Mulheres” e a cartilha “Princípios de Empoderamento das Mulheres”, também das Nações Unidas. A finalidade da proposta é proporcionar às empresas lideradas por mulheres, com mais de 50% de seus colaboradores constituídos pelo público feminino e que implementam ações de equidade nas organizações, selos que demonstram o empenho das mesmas para mudar a realidade do empreendedorismo feminino no Brasil e no mundo.

  • NFT do Bem

Selecionado na categoria Boas Práticas de Liderança, este projeto de São Paulo tem como proposta o processo de transformação dos ativos fungíveis e não-fungíveis – denominados NFT – com controle comercial por meio de uma plataforma de disponibilização de acesso digital. A ideia é que a plataforma seja um expositor de transações, um promotor de serviços, um canal de troca e de transparência entre players, primando pela liberdade e descentralização dos ativos comercializáveis no mercado secundário. O mecanismo funcionará através de garantia da propriedade e idoneidade da transação por meio de NFTs. Com isso, pretende-se preparar a plataforma para alcançar a digitalização de ativos de crédito de carbono, da manutenção ou replantio de árvores, programas de fidelidade ligados à ASG, dentre outros.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas