ENCONTRE AQUI

2020: um ano de desafios e de resultados

Em meio à pandemia, a ABDI se remodelou, contribuiu para combater a crise e deu início a ações promissoras de transformação digital

CCOM | 22/12/2020

O ano de 2020 será um marco para o Brasil e para todo o mundo. Para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) não será diferente. Os meses que se seguiram ao alastramento da mais grave pandemia dos últimos tempos, foram de trabalho intenso, superação, reposicionamento e resultados.

A ABDI construiu um novo Planejamento Estratégico, com novas missão, visão e valores. Mobilizou suas equipes para o enfrentamento da crise do coronavírus. E deslanchou ações robustas de transformação digital, que vão contribuir para o salto tecnológico da indústria, o aumento da eficiência e da produtividade, a geração de empregos qualificados e a melhoria de vida das cidades.

5G e as redes privativas

De olho no profundo poder disruptivo da tecnologia 5G para os negócios e modelos de produção, a ABDI atuou junto ao governo e ao setor produtivo para garantir o livre acesso da indústria à nova rede. 

A Agência firmou uma parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a realização de testes do uso empresarial de redes privativas em 5G. Os resultados ajudarão a Anatel a regulamentar o uso de redes privativas pela indústria.  
 5G
Transformação digital para o setor produtivo

Paralelamente à missão contra a COVID-19, a Agência concentrou suas ações na sua missão de contribuir com a transformação digital do país. Dessa vez, acompanhando o ritmo acelerado que a pandemia impôs ao processo de digitalização da economia. A ABDI lançou editais para investir em projetos pilotos com uso de novas tecnologias e que têm como objetivo estimular os ecossistemas de inovação, ampliando a remodelagem dos negócios, a produtividade e a geração e qualificação dos empregos. 

O edital Digital BR foi desenvolvido com foco no Nordeste. A ideia é investir em pilotos robustos que serão implantados por redes, com o objetivo de levar a transformação digital para as micro, pequenas e médias empresas da região.

O edital Agro 4.0, realizado em parceria com os ministérios da Economia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI),  vai investir em projetos de difusão de tecnologias da indústria 4.0 no agronegócio.
O edital de autopeças, em parceria com o Sindipeças, investirá em projetos para estimular o uso de tecnologias 4.0 pelas empresas da cadeia do setor
Agro 4.0Digital BR , Autopeças
Cidades Inteligentes
Em outra frente de atuação, a ABDI está levando aos municípios brasileiros uma visão mais moderna de gestão baseada nas cidades inteligentes. Com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu e a prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), a ABDI lançou o primeiro bairro inteligente do país, em Foz. 

Com as prefeituras de Petrolina (PE), Salvador (BA) e Macapá (AP), a ABDI está implantando os laboratórios vivos de testes e validação de tecnologias.

O Fronteira Tech, um sistema inteligente de controle das fronteiras, foi inaugurado na Ponte Internacional da Amizade, em parceria com a Receita Federal. E, em atuação conjunta com a Polícia Federal (PF), será implantado em Pacaraima (RR), na fronteira com a Venezuela.  
Petrolina, Macapá, Salvador, Vila A, Fronteira Tech
Missão de combate ao COVID-19

A ABDI integrou a força-tarefa do governo federal em várias ações de prevenção e combate ao coronavírus, entre elas a da ampliação da produção de respiradores mecânicos, e de manutenção e conserto dos equipamentos. Com parcerias robustas (SENAI, Embrapii, Abin, Microsoft, FIT, entre outras), a ABDI direcionou recursos para o desenvolvimento de plataformas e para investimentos em inovação e pesquisa. Com recursos próprios, a Agência também apostou em projetos que pudessem apoiar a luta contra a Covid-19, sobretudo, nas comunidades de baixa renda.  

Respir@, Edital ABDI, Embrapii e Senai , Startups & Comunidades , EPI Match , Painel de Bi

 

Saiba mais sobre os projetos da ABDI